BAHIA AQUI É TRABALHO
Feira de Santana

SMT discutirá pontos para prática de atividade física

Haverá uma reunião com representantes de grupos de corridas de rua e ciclismo
2020-02-12 10:45:39
Da Redação
Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução
BAHIA AQUI É TRABALHO

A prática de atividade física tem crescido cada vez mais em Feira de Santana, porém não há um espaço destinado para tal. Depois de mais um acidente na Avenida Nóide Cerqueira com um ciclista a reportagem do Folha do Estado levantou a necessidade de um local com maior segurança para a realização de esportes na rua na cidade.


Ao ser questionado sobre a falta de espaço específico para prática de esportes, o superintendente Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, afirmou que haverá uma reunião com representantes de grupos de corridas de rua e ciclismo. O objetivo do encontro será decidir pontos cruciais para os praticantes das modalidades como: espaço, segurança, horários de acesso. “É preciso uma área livre, que tenha o tamanho adequado para o treinamento, para que eles possam com segurança praticar esportes. Então vamos fazer uma reunião essa semana, ou no início da próxima, no máximo, com um grupo que representa esses segmentos para que possamos trocar ideias em relação a como vamos buscar esse espaço para eles e que, ao mesmo tempo, a gente possa permitir que não haja um impacto muito direto ao trânsito”, disse.


A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) realiza algumas ações em avenidas da cidade aos domingos, os tornando atrativos para famílias, no entanto acaba não sendo satisfatória para os praticantes de atividades físicas, já que são apenas alguns metros. “Nós temos mensalmente, através do Programa Rua Viva, essa prática de fechar avenidas como a Fraga Maia onde é interditada uma parte da via onde as pessoas possam andar de bicicleta, skate, ou seja, possam desfrutar com segurança um ambiente de lazer. E na verdade o que estamos vendo é outro seguimento, nós estamos realmente preocupados para encontrar uma medida que consiga associar segurança para os ciclistas e corredores de rua que desejam ter um local de treino, por exemplo, o seguimento de “speed” - a bicicleta de velocidade - onde vários atletas em Feira de Santana praticam essa modalidade, e eles carecem de um local de treinamento”, exemplifica Mauricio.


De antemão, o superintendente contou que o local que possuía o melhor perfil para a prática seria a Avenida Noide Cerqueira. “Para esse segmento, eu creio que seja a Noide o local mais adequado para que haja esse treinamento. A Noide é uma avenida que tem um grande fluxo de veículos, tem uma ligação direta com a BR-324, mas em nível de espaço físico é a melhor opção”, opina o gestor, acrescentando que só terá uma definição para as questões como sinalização, operação, horários, dias após essa reunião.


Maurício explica que a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, já havia feito um pedido sobre o assunto, porém havia sido em um período em que a SMT não tinha uma empresa especifica para fazer a sinalização horizontal no município. “Agora já estamos aptos a fazer a sinalização correta e assim garantir segurança a esses praticantes desses esportes”, falou.


Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, essa é uma questão a ser pensada. “Nós podemos fazer ações fixas ou variando, é o caso de experimentar fazer. O problema é que temos que fazer isso no verão e Feira de Santana nessa época fica pura no final de semana. Há praticamente um recesso de atividades esportivas”, conclui o secretário.

Comentários

Tacitus Tecnologia
PMFGS Covid