BAHIA AQUI É TRABALHO 0420
Contra gripe

Saúde estima que 52 mil idosos já foram vacinados em Feira de Santana

Durante o serviço drive thru, foram 3 mil pessoas vacinadas
2020-03-26 12:16:12
Da Redação
Crédito: Washington Nery
Crédito: Washington Nery
CORONAVIRUS

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra gripe começou na última segunda-feira (23) no Brasil, com o público alvo prioritário para idosos e profisisonais de saúde. Com duração até 16 de abril, a gestão da saúde em Feira de Santana espera vacinar cerca de 31 mil profissionais de saúde e a população acima de 60 anos.


Segundo Simone Neves, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana, mais de 52 mil idosos já foram imunizados contra influenza A e B. "A primeira semana da campanha superou as nossas espectativas. Devido a orientação de isolamento social, muitas unidades ainda estavam cheias, pessoas fazendo filas, desobedencendo a orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. O lado positivo da campanha é que boa parte do público alvo foi vacinado, principalmente os idosos", comentou.


A alta demanda pela vacina começa provocar o desastecimento das doses na cidade. De acordo com Neves, Feira de Santana recebeu do Núcleo Regional de Saúde 58 mil doses, o que corresponde a 25% do total de vacinas para esta primeira etapa. Ainda falta receber pouco mais de 170 mil doses. Por este motivo, a vacinação por drive thru foi suspensa e as doses são encontradas somente nas unidades de saúde, que são 101, enquanto durar o estoque. "Esperamos que a vacina chegue ma próxima semana. O Ministério da Saúde está se empenhando para que as vacinas cheguem em Feira de Santana com segurança, diante deste cenário do coronavírus. Estamos nos empenhando para que na proxima semana a vacinação continue de forma tranquila e organizada", comentou.


Drive Thru


Além da vacinação por ordem alfabética para a população idosa, outra estratégia usada foi o drive thru, onde há a possiblidade de vacinação com o idoso dentro de carros. Em Feira de Santana, foram montados dois pontos de vacinação: Saída E2 do Shopping Boulevard (próximo a academia Selfit) e estacionamento da UniFTC (rua Artêmia Pires, bairro Sim). Segundo Simone Neves, nos dias em que o serviço foi prestado, foram 3 mil pessoas vacinadas. "As estratégias serão reavaliadas. Foi a primeira experiência com excelente aceitação da população", disse a coordenadora. 

Comentários

Tacitus Tecnologia
PMFS Coronavirus