PMFS mascara
Feira de Santana

Taxa de isolamento social cresce no primeiro dia de comércio fechado

Feira de Santana permanece fora do rol de cidades com taxa de isolamento acima de 50%, que na Bahia são 17, segundo a SEI
2020-05-22 17:25:49
Da Redação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Gov Bahia vale

A taxa de isolamento social em Feira de Santana atingiu o percentual de 40,9% na quinta-feira (21), primeiro dia em que passou a vigorar o Decreto nº 11.571, com a retomada de medidas restritivas de circulação principalmente no comércio de rua para as atividades não essenciais, um mês depois que a Prefeitura permitiu a abertura de estabelecimentos até 200m² em horário especial. Os dados são da empresa InLoco, disponibilizados no site da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).


Na quinta-feira (21), a taxa era de 36,1%, o que indica que a taxa cresceu em 4,8 pontos percentuais no intervalo de um dia. Na quarta-feira (20), o número era 37,6%. O isolamento social é uma das medidas de restrição usada para conter os índices de contaminação do novo coronavírus. O ideal é uma taxa de 70% e o mínimo recomendado pelas autoridades sanitárias é de 50%.


Desta forma, Feira de Santana permancece fora do rol de cidades com taxa de isolamento acima de 50%, que na Bahia são 17, segundo a SEI. Os municípios baianos com taxa de isolamento social acima de 50% são: Glória, Itiúba, Caém, Sátiro Dias, Pedrão, Ipecaetá, Muritiba, Cachoeira, Conceição do Almeida, Saubara, Salinas das Margaridas, Itaparica, Salvador, Cairu, Gongogi, Iramaia e Abaíra.


Feira de Santana tem até a publicação desta matéria, 271 casos confirmados da Covid-19, com uma incidência de 44,1 casos por 100 mil habitantes. Com quatro óbitos, a letalidade no município chega a 1,1%, com uma mortandade de 0,5 por 100 mil habitantes.


Esta taxa de isolamento é obtida ao integrar uma API em aplicativos de parceiros como Santander, Magazine Luiza, Hering, Banco Original e TIM. A InLoco tem uma base nacional de 60 milhões de dispositivos cadastrados. A localização com precisão indoor se dá por meio de GPS, triangulação de redes Wi-Fi, sinal de Bluetooth e de telefonia. Ela também identifica idade, gênero, quanto tempo determinados apps ficam abertos, operadora do usuário e modelo do celular. O rastreamento da In Loco não é opt-in, ou seja, se você usa um aplicativo com essa API integrada, já está enviando dados para a empresa. Os dados não representam a população em sua totalidade.

Comentários

Tacitus Tecnologia
Gov Bahia vale