PMFS Novo Centro
Feira de Santana

Campanha de vacinação contra gripe influenza prorrogada até dia 24

A partir do dia 13/7, a vacinação será estendida aos demais profissionais que oferecem serviços essenciais como: imprensa, profissionais da limpeza urbana, funcionários de mercado, lotéricas, telégrafos, correios, embasa e entre outros
2020-07-01 12:35:12
Secom/PMFS
Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

A campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza foi prorrogada pela terceira vez em todo estado da Bahia, em função da baixa procura pelos grupos prioritários, e segue até o dia 24 de julho. Em Feira de Santana entre os dias 23 de março e 30 de junho foram imunizados 125.450 pessoas.


Outra novidade é que a vacinação seguirá em Feira de Santana para os grupos prioritários até o dia 10/7 e posterior a esta data, a partir do dia 13/7, a vacinação será estendida aos demais profissionais que oferecem serviços essenciais como: imprensa, profissionais da limpeza urbana, funcionários de mercado, lotéricas, telégrafos, correios, embasa e entre outros.


Para serem vacinados estes profissionais devem se dirigir a uma das 101 unidades básicas de saúde ou de saúde da família e apresentar comprovante de vínculo trabalhista ativo como carteira ou contrato de trabalho, bem como documento de identidade e caderneta de vacinação caso possua. A Prefeitura de Feira ressalta que as salas de vacina possuem horário especial devido acondicionamento e climatização das doses, encerrando o expediente cerca de 15 a 30 minutos antes do horário de fechamento da unidade.


A partir do dia 20/7 a campanha será aberta para toda a população, conforme estoque disponível na unidade de saúde.


Segundo o setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde a cobertura vacinal entre os grupos prioritários está em 35,52% entre as gestantes, 36,07% entre adultos de 55 a 59 anos de idade, 37,42% entre crianças de seis meses a menores de seis anos, 38,33% entre mulheres em período pós parto até 45 dias, 75,03% entre trabalhadores da saúde e 131,79% entre idosos, que ultrapassou a meta estabelecida de vacinar 90% em cada público alvo.


Outros grupos eleitos pelo Ministério da Saúde são: professores de escolas públicas e privadas, pessoas com deficiência, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, povos indígenas, jovens ou adolescentes sob medidas socioeducativas entre 12 a 21 anos de idade.


A vacina contra a influenza visa reduzir complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, que podem acarretar em uma sobrecarga no sistema de saúde devido a pandemia pelo novo coronavírus.


Pessoas com febre devem adiar a vacinação e pessoas com alergia a proteína do ovo, mesmo não havendo restrição, devem informar ao profissional de saúde.


A Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria de Saúde assegura o abastecimento das doses, conforme recebimento das remessas pelo Núcleo Regional de Saúde Centro Leste.

Comentários

Tacitus Tecnologia