PMFS RUA VIVA

APAE inaugurará novo centro para autistas em Feira

A inauguração oficial do centro acontecerá no dia 28 de agosto
2017-08-10 10:15:54
Crédito: Reprodução

Localizado no bairro do Jardim Cruzeiro, a nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), pretende melhorar o atendimento aos portadores de autismo entre 6 a 12 anos. O Núcleo Especializado para Pessoas com Espectro do Autismo (NEPEA), como é chamado, tem disponível serviço de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, musicoterapia, nutrição, entre outros.


A inauguração oficial do centro acontecerá no dia 28 de agosto. Com a necessidade de um local especial para o tratamento de crianças com autismo, a APAE fez uma parceria com o governo federal onde foi disponibilizada uma equipe técnica para atender essa clientela específica.


Segundo a coordenadora pedagógica, Raquel Peixoto, a utilização do novo espaço será muito proveitosa. “Estamos fazendo atendimento para o autismo. Como a demanda aumentou muito, tivemos que locar uma casa mais apropriada para estar dando maior assistência a eles. Temos autistas na sede, porém não estava comportando”, explica ela.


Funcionando a pouco mais de três meses a nova locação do NEPEA tem capacidade para 100 pacientes, sendo que 85 já estão sendo preenchidas pelos próprios beneficiários da APAE. “Nós já tínhamos uma demanda que vinha da própria APAE. Então temos pouquíssimas vagas para esse serviço. Se conseguirmos um espaço maior estaremos abrindo, mas de início são os próprios pacientes da sede”, conta Raquel. A instituição atende mais de 1000 pacientes na sede e 200 na locação do bairro Santa Mônica, o Centro Especializado em Prevenção e Reabilitação (CEPRE). As vagas ainda não foram abertas para toda população feirense.


A coordenadora diz que a maior dificuldade que a instituição vem enfrentando é financeira. A falta de dinheiro não ajuda a manter a quantidade de pessoas que frequentam apenas na estrutural que a sede possui. “A nossa intenção é lançar uma campanha de construção dessa ideia, para arrecadarmos fundos para suprir as novas despesas que adquirimos”. Raquel também fala que qualquer ajuda é bem vinda, seja com dinheiro, donativos ou até mesmo um trabalho voluntário. Para saber como ajudar, entrar em contato com o número (75)33217300. 

Comentários

Tacitus Tecnologia