PMFS Som Alto

Canteiro da Avenida Getúlio Vargas terá irrigação eletrônica

A medida foi adotada para desafogar o trânsito e reduzir custo
2017-08-11 11:20:21
Da Redação
Crédito: Mário Sepúlveda/FE

Será implantado, em Feira de Santana, um sistema de irrigação automatizada que ficará responsável por toda a parte do canteiro central da Avenida Getúlio Vargas. A medida foi adotada para desafogar o trânsito e reduzir custo. “O novo sistema é eficaz e muito mais vantajoso do que o método convencional, uma vez que fará a aplicação de água na medida certa, evitando o desperdício, e gerará economia para os cofres públicos com a otimização do tempo, redução da mão de obra e eliminação de mangueiras, carros-pipa e outros equipamentos ou acessórios”, diz o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França.

 

A contratação da empresa responsável pela irrigação automatizada funcionou através de uma licitação, realizada no mês de maio, visando à implantação do sistema nas áreas verdes do canteiro central, incluindo elaboração do projeto executivo, material, mão de obra e equipamentos.


Segundo o diretor de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, a irrigação automática terá horários pré-definidos e utilizará a água proveniente do lençol freático, que será captada por meio de poços tubulares. “Estávamos procurando um sistema eficiente, automatizado e que funcione para a cidade. O consumo médio de água por dia será de 50 mil litros. Teremos também uma área estável, economia de mão de obra. Nenhuma avenida da cidade comporta mais caminhões parados atrapalhando o trânsito”, conta Peixinho.


Ele acrescentou que, com a implantação do sistema de irrigação automatizada, as áreas verdes do canteiro central da Avenida Getúlio Vargas também ganhará novo visual, por se tratar de uma das mais importantes áreas de paisagismo da cidade. “Para manter grama é preciso manter um clima naquele espaço. Então colocaremos o sistema automático, ultramoderno, onde teremos vários poços tubulares, que dose a quantidade de umidade e um sistema racional, que só usa a água que é necessária para aquele uso”, explica o diretor.


A data prevista para começar as obras não foi definida pela secretária, mas a expectativa é de que seja realizada ainda no mês de agosto.

Comentários

Tacitus Tecnologia