PMFS Vozes

Oficiais comentam sobre 9 anos do BEIC em Feira

Várias mudanças ocorreram durante os noves anos de criação do 1º BEIC
2018-03-06 16:42:50
Da Redação
Crédito: Sidnei Campos FE

Durante audição do programa “O Dia em Noticias”, que vai ao ar todas as segundas, quartas e sextas pela Radio Geral, participaram o capitão PM Wilson e o capitão PM José Luís, ambos representando o tenente-coronel PM Josenilton da Hora Silva, comandante do 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC). Os oficiais foram os entrevistados dos apresentadores Messias Telles e Gleidson Santos, que abordaram as mudanças ocorridas no 1º Batalhão, após a criação do BEIC.

 

O Cap PM Wilson contou a respeito dessas mudanças ocorridas durante os noves anos de criação do 1º BEIC. “No dia 6 de janeiro de 2009, regulamentado pela Lei 11356, o 1º Batalhão de Policia Militar de Feira de Santana passou pela mudança de Batalhão Operacional para Batalhão Escola. Com isso diversas mudanças foram realizadas e novas propostas foram implantadas ao logo desses nove anos de criação. E visando as transformações que sofrem os indivíduos que se pensou na criação do BEIC, para que os policiais passassem por esses três ciclos Ensino, onde eles recebem todos os conhecimentos para a execução da sua missão. Instrução, onde os mesmos recebem o direcionamento, e por fim, Capacitação com o acréscimo de novos conhecimentos. Outro detalhe que podemos destacar foi às melhorias estruturais físicas realizadas no 1º BEIC, principalmente no que se refere à segurança: recordo que houve um episódio em que um meliante em fuga conseguiu pular o muro do Batalhão. Hoje, uma ação dessa não tem mais como acontecer, pois foi feita a colocação de grades e serpentina em todo perímetro além do levantamento do muro. A parte estética também sofreu modificações com a pintura, podas, sinalização vertical”, disse.

 

O cap PM José Luís abordou a respeito do suporte que o 1º BEIC oferece para as demais unidades. “Foi construindo um heliporto para o pouso das aeronaves da Policia Militar, Civil e Federal, aonde ocorre o desembarque das autoridades civis e militares servindo assim de ponto base para as operações. O BEIC também serve de local para reunião de tropa para os principais eventos em Feira e região, além de ser palco de palestras e reuniões para as Companhias Independentes da Região Leste.”, relatou.

 

Crédito: Sidnei Campos FE

 

As mudanças também trouxeram melhorias para a comunidade circunvizinha do 1º BEIC, afirmou Cap PM Wilson. “As mudanças feitas no BEIC, não só contemplam os policiais militares e sim toda comunidade em torno da unidade de ensino. Com a inauguração da academia a comunidade também ganhou um espaço para pratica da atividade física. Já com a parceria com o Polo Feira, equipe de polo aquático, onde os mesmo fazem seus treinos na piscina do BEIC, foram abertas aulas para os alunos do Colégio da Policia Militar (CPM) e crianças da comunidade”, disse.

 

Os oficiais ainda pontuaram a respeito das atividades pedagógicas realizadas no 1º BEIC. “O BEIC vem oferecendo diversas atividades na área de ensino, instrução e capacitação a exemplo: Instrução de Tiro para toda Tropa, Instrução de Ordem Unida para Guarda, Instrução de Correspondência PM, Instrução de Trânsito, além da Jornada Pedagógica que serve de planejamento para os cursos de Formação de Soldados, Cabos, Sargentos e o CAS - Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos. Portanto, é uma preocupação tanto do nosso comandante geral coronel Anselmo Brandão, quanto do tenente coronel Josenilton da Hora Silva (comandante do BEIC) e nosso sub comandante major Ebenezer Tuy, em fazer todos os esforços para tornar o 1º BEIC uma unidade de ensino cada vez melhor. Estamos ainda com alguns projetos que serão realizados como revitalização do campo de futebol; construção do complexo de atletismo; arborização e a horta terapêutica”.

 

No final o cap PM José Luís pontou os comandantes que já passaram pelo Batalhão Escola. “Ao logo dos nove anos de existência do 1º BEIC, seis comandantes já deram sua parcela de contribuição para a valorização e modernização dessa unidade de ensino. O primeiro comandante foi o ten cel PM José Jorge Nascimento (2009), seguido dos tenentes coronéis: Albérico Andrade Filho (2010), Sérgio Luiz Baqueiro dos Santos (2010-2012), Martinho Antônio Nunes (2012-2016), Geraldo dos Santos (2017) e atualmente o ten cel PM Josenilton da Hora Silva”, finalizou.

Comentários

Tacitus Tecnologia