PMFS Vacina Sarampo

Reunião de prefeitos em Feira tem convocação para marcha à Brasília

Segundo UPB, 250 prefeitos já confirmaram a participação na marcha, contudo a expectativa é de 320 gestores na caravana
2018-05-11 08:13:34
Da Redação
Crédito: Mário Sepúlveda/FE

Feira de Santana, pela primeira vez está sendo palco de uma edição do evento UPB Capacita. O evento, que começou na última quinta-feira (10), termina nesta sexta-feira (11), e realiza a primeira edição em 2018. É fruto de um projeto desenvolvido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) cujo objetivo é discutir assuntos como licitação e contratos, rejeição de contas, projetos de engenharia, reforma tributária, captação de recursos, planejamento e comunicação.


De acordo com o Presidente da UPB, Eures Ribeiro, que é prefeito da cidade de Bom Jesus da Lapa, esse evento beneficia não somente os prefeitos, mas a equipe que o segue também. “É um evento voltado para a formação da base da prefeitura, são vários cursos com diversos temas que interessa a municipalidade. A união de prefeitos tem que investir na formação das equipes que acompanham os gestores, para que eles tenham uma equipe mais qualificada e preparada para dar um resultado mais satisfatório para população”, relata.


"Não é fácil a missão de governar, temos que ter sabedoria. E a UPB faz questão de ajudar os gestores nessa tarefa, orientando, trazendo informações úteis e ensinando a fazer o que é certo. No final, a gente acredita, que todo esse esforço se reverte em gestões mais eficientes e preocupadas em atender o interesse do cidadão”, complementa.


Eures Ribeiro aproveitou a oportunidade para convocar prefeitos, secretários e vereadores a participarem da XXI Marcha a Brasília, que ocorre de 21 a 24 deste mês. Ele informa que 250 prefeitos já confirmaram a participação, contudo a expectativa é de 320 gestores na caravana, “Nós conseguimos uma aprovação no congresso nacional e temos uma marcha para Brasília e estamos movimentando todos os prefeitos para irem atrás dessa luta, queremos que a liminar que foi autorizada pelo Supremo Tribunal seja votada no pleno, para que o mérito dessa questão seja julgada e finalmente se decida se os municípios têm ou não esse direito”, comunica.


Os prefeitos que fizeram parte da mesa de abertura destacaram a importância da iniciativa da UPB. O prefeito de Santo Estêvão, Rogério dos Santos Costa, que também é presidente do Consórcio Portal do Sertão, afirmou que “quem dá a base para que o prefeito avance e não tenha nenhum erro formal nos seus processos são seus colaboradores, que ajudam no êxito da gestão”. Já o prefeito de Lamarão e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal, Dival Pinheiro, reforçou: “Quero agradecer o trabalho do nosso presidente Eures, que de maneira solidária tem emprestado sua força de trabalho aos municípios da Bahia”.


A relevância da capacitação para a formação técnica dos servidores municipais também foram apontados por convidados como a presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e ex-presidente da UPB, Maria Quitéria Mendes, e parceiros como o representante do IMAP – Instituto Municipal de Administração Pública, Jaildo Aboboreira.


As capacitações da UPB seguem um calendário divulgado pela entidade no último mês. Pela programação, os próximos eventos são o Curso para Secretários de Finanças, na sede da UPB dia 16 de maio, a Marcha a Brasília, de 21 a 24, o Lançamento do Projeto Semiárido Com Vida, no dia 5 de junho, e a volta do UPB Capacita na estrada de 12 e 13 de julho, no Sudoeste Baiano, em Vitória da Conquista. A agenda completa está disponível no site a UPB.

Comentários

Tacitus Tecnologia