PMFS PAZ

Campanha já vacinou cerca de 50% da população de risco

A cidade chega a atingir 50% das vacinações, que prevê 128 mil imunizados
2018-05-15 10:03:00
Da Redação
Crédito: Reprodução

Aconteceu no último sábado (12), o Dia D da Gripe 2018, ação fez parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Durante todo o dia, postos de saúde em toda Feira de Santana estiveram abertos para atender as pessoas que compõe o chamado grupo prioritário. Com essa ação, a cidade chega a atingir 50% das vacinações, que prevê 128 mil imunizados.


O Dia D da campanha foi instituído nacionalmente pelo Ministério da Saúde, onde toda a população de risco pôde vir a ser vacinada em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde e Programa de Saúde da Família (PSF), que se fizeram abertas para atender a demanda.


Em Feira de Santana, todas as 125 unidades de saúde funcionaram. Segundo o coordenador interino do Programa de Imunização de Feira de Santana, Carlos Henrique Valverde, a procura pelo serviço de vacinação no dia de culminância da campanha foi tranquila. “Foi um dia calmo, já que as pessoas estavam se dirigindo as Unidades Básicas de Saúde desde o dia 23, que foi quando iniciou toda a campanha. A programação atendeu a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inclusive nós já repomos os estoques das unidades com todo quantitativo desde a quinta-feira”, informa o responsável.


A campanha, que imunizou cerca de 50% da população, segue um cronograma de vacinação para atender a população. “Foi feito um cronograma para ser instituído e melhorar o fluxo nas unidades. Começamos pelos profissionais de saúde, fomos para as crianças, idosos, gestantes, e seguindo para atender a todos que fazem parte desse público alvo que já estão no final”, afirma o Valverde.


Confira quem é o grupo de risco e tem direito a vacina, idosos a partir de 60 anos; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; trabalhadores da saúde; professores das redes pública e privada; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas com doenças crônicas (asma, diabetes…) ou com imunossupressão.


Para conseguir sua dose, basta ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa. O ideal é ter a caderneta de vacinação em mãos. A campanha se encerra em 1º de junho de 2018. 

Comentários

Tacitus Tecnologia
Corrida Kids