Rode Mais com GNV

Solenidade marca 50 anos de ações do 35º BI em Feira

A cerimônia marcada por formalidades e honrarias, pela formatura de ex-soldados e homenagens aos Amigos do Batalhão, que contribuíram com a instituição ao longo do tempo
2018-07-07 13:11:16
Da Redação
Crédito: Reprodução

Os 50 anos do Batalhão de Infantaria (35º BI) foi marcado por uma solenidade, na última sexta-feira (6), em Feira de Santana. A cerimônia marcada por formalidades e honrarias, pela formatura de ex-soldados e homenagens aos Amigos do Batalhão, que contribuíram com a instituição ao longo do tempo. Durante o evento, estiveram presentes representantes do exército, familiares, amigos e autoridades locais.


Para o atual comandante do 35º BI, Janilson Campos Teixeira, a data é de extrema importância para a corporação. “Hoje é um marco muito importante para o 35º Batalhão de Infantaria, Batalhão Luiz Barbalho Bezerra, ou simplesmente a Sentinela do Sertão. No decorrer desses 50 anos, contribuímos com a formação de jovens feirenses e compor a reserva mobilizável do exército brasileiro”, comemora o coronel.


O coronel Janilson também fala com orgulho dos trabalhos que são desenvolvidos pelos militares ao longo desses anos e dos benefícios realizados por eles. “Nós atuamos tanto em operações convencionais, operações da garantia da lei e da ordem, como em operações subsidiárias. Um exemplo disso é nossa operação Carro Pipa, onde abastecemos cerca de 70 cidades, levando água a aproximadamente 240 mil sertanejos. Então isso demonstra o nosso braço forte, bem como a nossa mão amiga”, conta.


O evento contou com a presença do general José Siqueira Silva, ex-comandante do 35º BI no período de janeiro de 1980 a 1982, que emocionado “Sou natural de Sergipe e vim para cá contra minha vontade. Hoje, não consigo ficar mais de dois anos sem retornar a Feira de Santana, sou um cidadão desta terra. Eu agradeço muito e fico feliz de vê meu tijolinho e os tijolinhos de cada um, através desses 50 anos, edificando e educando jovens”, diz.


Durante a solenidade pessoas que, de alguma forma contribuíram e contribuem para o trabalho do batalhão, foram homenageados com a medalha de “Amigo do Batalhão”, nomes com o coronel PM Luziel Andrade, comandante do CPRL; Marcos Bonfim, gerente operacional da Região de Feira de Santana; Liacelia Pires, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana; Pedro Américo, coordenador da Defesa Civil.


Cerca de 1500 antigos soldados também foram convidados a regressar ao batalhão, para participar de uma cerimônia de formatura de honra. Ailton Conceição, que serviu no batalhão em 1968, esteve presente na cerimônia e contou como é emocionante fazer parte da história da corporação. “O meu maior prazer é estar me apresentando no 35º BI e ser o homem do 50. Um homem que passa por aqui ele acaba sendo, completamente, formado cidadão”, explica o soldado mais antigo da corporação presente no evento.


O evento contou com a presença de autoridades como o prefeito, Colbert Martins Filho; o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira; o secretário de Comunicação, Valdomiro Silva; o secretário de Agricultura, Joedilson Freitas; a secretária de Educação, Jayana Ribeiro; o coronel Adelmario Xavier; o capitão da Polícia Militar, Victor Santos; o coordenador da 3ª Ciretran, Silvio Dias; o presidente do CDL, Luiz Mercês; a gestora de Atendimento a Clientes da Coelba, Cleriane Rodrigues; entre outros.

Comentários

Tacitus Tecnologia