Desenbahia

ONG denuncia mortandade de animais em riacho

Os animais mortos foram localizados dentro da gruta, onde nasce o riacho Ramalho
2018-07-10 06:21:38
A Tarde Online
Crédito: Reprodução

A mortandade de peixes, aves e cobras na Gruta Boca da Lapa, município de Feira da Mata, foi denunciada pela organização não governamental (ONG) Prisma, que cobra ações de órgãos ambientais para identificar a causa e mitigar o problema.

 

Os animais mortos foram localizados dentro da gruta, onde nasce o riacho Ramalho, um dos afluentes do rio São Francisco. “Percorremos 700 metros na caverna e encontramos muitos animais mortos”, disse o presidente da ONG, José Carlos Latinha.

 

Ele revelou que, desde o dia 4 deste mês, moradores das proximidades tiveram conhecimento do fato e que disseram ter ouvido explosões, o que aponta para a suspeita de que pessoas tenham jogado bomba na água para facilitar a pesca.

 

A visita da equipe de ambientalistas aconteceu no sábado passado. Eles fotografaram e coletaram amostras de água para análises. “Estamos formulando a denúncia para encaminhar ao Inema, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e à Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa”, disse. Amostras também foram coletadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Feira da Mata, mas ainda não há previsão para conclusão da análise.

 

É consenso entre os ambientalistas da região que o local deve ser mais preservado, “e por isso estamos trabalhando em um projeto de lei para transformá-lo em um parque municipal. É um local que deve ser cuidado para que continue sendo um manancial importante para os moradores e um colaborador do rio São Francisco”, defendeu o presidente da Câmara de Vereadores de Feira da Mata, Cristiano Cunha.

Comentários

Tacitus Tecnologia
PMFS Tv digital