Desenbahia 2

Programação do Dia Mundial de Diabetes em Feira

A programação começará às 8h, no Ginásio de Esportes Joselito Amorim
2018-11-06 17:24:07
Secom/PMFS
Crédito: Reprodução

Em Feira de Santana, mais de 4 mil pessoas fazem atualmente tratamento para diabetes no Centro de Atendimento ao Hipertenso e Diabético (CADH). Com o objetivo de conscientizar e alertar sobre a importância de prevenir a doença, a Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo dia 14 mais uma edição do evento “Feira de Olho no Diabetes”.


A programação começará às 8h, no Ginásio de Esportes Joselito Amorim. Entre os serviços estão: atendimento médico, nutricional, psicológico, teste de glicemia, vacinação, atividade física, massoterapia, entre outras atividades.


“Estamos contando com algumas clínicas e instituições parceiras na realização dessa ação. Nosso objetivo é incentivar a necessidade do cuidado, da prevenção e educação do diabetes”, informa Andreia Santos, coordenadora do CADH.


Prática de atividade física e dieta


De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (FID), 425 milhões de pessoas convivem com o diabetes em todo o mundo. A maioria desses casos é de diabetes tipo 2, que poderiam ser evitados com a prática de atividade física e uma dieta saudável. “Por isso temos feito o acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde com o apoio do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), onde a comunidade tem a disposição acompanhamento nutricional, psicológico e atividades físicas”, informa a enfermeira referência em diabetes, Isabela Machado.


Para um maior impacto da conscientização, as UBSs estarão trabalhando com atividades lúdicas, rodas de conversas educativas, caminhadas nos bairros, entre outras atividades que alertem para o controle do agravo. “Nosso objetivo é alertar sobre o impacto que o diabetes tem sobre a família e formar uma rede de apoio das pessoas afetadas”, ressalta a enfermeira. 

Comentários

Tacitus Tecnologia
PMFS Tv digital