PMFS Vozes

Projeto propõe carro movido à energia solar

O automóvel que é movido graças a uma placa de energia solar já participou da Olimpíada do Conhecimento, foi feito pelos alunos do curso de eletromecânica
2018-12-06 11:23:26
Da Redação
Crédito: Mário Sepúlveda/FE

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI realizou na última quarta-feira (5), mais uma Feira de Tecnologia e Inovação. O evento que aconteceu no decorrer do dia no pátio da prefeitura, trouxe cerca de 15 projetos que foram desenvolvidos pelos alunos da unidade do SENAI de Feira de Santana e Serrinha. Quem passou pela feira com certeza não deixou de notar o carro elétrico, uma solução inteligente desenvolvida para o trânsito de grandes cidades, visando redução de impactos ambientais e melhor aproveitamento de recursos naturais e energéticos.


O automóvel que é movido graças a uma placa de energia solar já participou da Olimpíada do Conhecimento, foi feito pelos alunos do curso de eletromecânica, sobre orientação do professor Ludivan Rodrigues. O mesmo relata que além da energia solar o carro também pode funcionar através dos pedais. “Se por acaso a energia faltar, ou a pessoa quiser praticar um esporte, esse carro tem um sistema que a pessoa vai conseguir pedalar, o pedal ele também gera energia, mas a sua principal função é tirar o indivíduo da zona de comodismo para praticar um esporte. Então dentro da cidade esse carro pode ser movimentado como uma bicicleta. Esse carro é ambientalmente correto, e ambientalmente sustentável”, relata.


O professor explica que a estrutura do carro é feito de fibras e que a bateria carrega automaticamente. Ludivan menciona ainda que a flexibilidade da suspensão e a direção é outro ponto de destaque. “É um carro confortável, o banco dele é todo com estofado, até a forma de pedalar é bacana”, conta.


Conforme Ludivan há condições do carro ser feito em grande escala e a sua implantação no trânsito contribuiria positivamente na mobilidade urbana. “Cada vez mais o trânsito de Feira esta caótico, as pessoas vêm para o centro e tenta deixar o carro mais próximo e não acha onde estacionar. Então pelo tamanho e pela flexibilidade que ele tem, e a parte da atração e de direção dele facilitaria bastante o estacionamento em grandes cidades como Feira”, opina.


Além dos projetos a feira trouxe a unidade Móvel do SENAI, onde foram realiza os alguns experimentos demonstrativos, e uma oficina de preparação de perfumes. A oficina que aconteceu às 10h, falou sobre a preparação de perfumes, as essências, as matérias primas envolvidas no processo de fabricação de perfumes.

Comentários

Tacitus Tecnologia
PMFS Natal Encantado