PMFS

Janeiro branco alerta para saúde mental

O preconceito e o medo de ser associado a um doente mental faz as pessoas evitarem buscar ajuda com profissionais especializados
2019-01-04 16:56:51
Secom/PMFS
Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

Todo início de ano as pessoas traçam metas, fazem planos e muitas vezes se frustram quando não alcançam os objetivos. Para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental, durante o primeiro mês do ano é realizada a campanha Janeiro Branco. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, através da Rede de Saúde Mental.


O preconceito e o medo de ser associado a um doente mental faz as pessoas evitarem buscar ajuda com profissionais especializados. As expectativas frustradas podem desenvolver alguma fobia, síndromes e ansiedade. Chegando nesse estágio é preciso pedir ajuda, conforme alerta a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial João Carlos Lopes Cavalcante (CAPS III), Renata Bittencourt.


“A campanha janeiro branco objetiva conscientizar toda a sociedade em favor da saúde mental e esclarecer, no âmbito social, que para esse cuidado não deve existir tabus”, afirma Renata.


Durante todo o mês, os CAPS estarão trabalhando com a equipe de multiprofissionais a disposição para ajudar e orientar os pacientes. “Esperamos que as pessoas procurem o serviço o quanto antes para que os transtornos mentais não gerem problemas na vida delas”, pontua.


Para as pessoas que precisam de ajuda, a orientação é procurar a unidade de saúde ou os CAPS mais próximos de sua residência para receber orientações. “É necessário que a pessoa compareça a unidade com original e cópia de RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. As unidades funcionam em horário comercial, de segunda a sexta-feira”, ressalta.  

Comentários

Tacitus Tecnologia