PMFS Procultura

Policlínica em Feira é referência para Goiás

Ismael levará o modelo baiano para ser implantado no estado de Goiás a fim de ampliar e descentralizar o atendimento especializado
2019-02-07 10:39:12
Da Redação
Crédito: Edeilson Souza/FE
Crédito: Edeilson Souza/FE

Na última quarta-feira (6), pela manhã, a Policlínica regional de Feira de Santana foi apresentada ao secretário de Saúde do estado de Goiás, Ismael Alexandrino Júnior. A unidade foi mostrada pelo secretário de saúde do estado da Bahia, Fábio Villas-Boas e pela coordenadora da policlínica. Com uma satisfação do que viu, Ismael levará o modelo baiano para ser implantado no estado de Goiás a fim de ampliar e descentralizar o atendimento especializado.


O secretário de Goiás, Ismael, conta que em Goiás não existe nenhuma unidade com esses aspectos, mas que muito em breve os goianos vão contar com policlínicas regionais também, já que agora ele conhece de perto como funciona a unidade. “Esse modelo, vai contribuir, no Estado de Goiás para a regionalização da saúde, nós entendemos que a saúde não dá para ser praticada só na capital, ainda mais em estados extremamente extensos como Bahia e Goiás, então esse modelo é um modelo exitoso aqui na Bahia e nós pretendemos implantá-lo no estado de Goiás também, de forma a descentralizar e chegar mais próximo da população”, relata.


Ismael mencionou a organização da policlínica foi uma das características que lhe chamou mais atenção. “O agendamento e o recolhimento das pessoas nas proximidades de suas casas, de forma que a policlínica ela não tem aquele aspecto inchado de muita gente em pé esperando, então esse agendamento eu achei muito interessante, é algo que a gente precisa implementar em Goiás. A organização da policlínica como um todo é um ambiente agradável, digno, o humanismo ele está presente, a gente percebe com imagens, que tentam quebrar a frieza do ambiente que geralmente é hostil, no tratamento da saúde, eu gostei bastante do que vir na policlínica”, frisa.


Durante a coletiva, Fábio Vilas-Boas não escondeu a felicidade que estava em apresentar o funcionamento do equipamento para o colega. “Ficamos muito felizes em receber o secretário de saúde de Goiás para conhecer essa experiência que vem dando certo na Bahia. É uma experiência que vem trazer assistência a uma população que antes não era atendida, é uma experiência inovadora que traz um modelo de financiamento e digestão do sistema de saúde diferente do que vem sendo implantado atualmente em todo o Brasil”, comenta.


Na oportunidade, Fábio disse que a policlínica vem dando bons resultados. “A gente tem colhido informações muito positivas, nas a avaliações regulares de qualidade, o índice de satisfação é extremamente elevado, as queixas principais dizem respeito ao atraso de entrega de exames de imagens, mas isso já foi vencido, e os exames estão sendo entregues normalmente e espero que continue evoluindo para poder atingir o índice de 100% de satisfação”, almeja.


A policlínica regional foi inaugurada em maio de 2018 e atende 27 municípios do Consórcio Inter federativo de Saúde Portal do Sertão oferecendo atendimento em 18 especialidades. O investimento da unidade de saúde do estado custou aos cofres públicos R$ 26,7 milhões, distribuídos entre a construção civil e os equipamentos baianos.

Comentários

Tacitus Tecnologia