UNINASSAU | VESTIBULAR 2019.2
Saia justa

TV se desculpa com Sidão e mudará premiação online

A votação em massa no goleiro do Vasco foi arquitetada pelas redes sociais
2019-05-13 17:29:52
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Crédito: Julio Zerbatto/MyPhoto Press/Folhapress
Crédito: Julio Zerbatto/MyPhoto Press/Folhapress
Feira Beer run

Após repercussão negativa do resultado da votação promovida pela Rede Globo que elegeu ironicamente Sidão, goleiro do Vasco, o craque do jogo contra o Santos, o Grupo Globo emitiu nota se desculpando com o atleta.


Além disso, afirma que o formato da eleição do craque do jogo será alterado a partir da próxima quarta-feira (15), com os comentaristas da emissora tendo direito a voto.


Sidão levou três gols na derrota para o Santos na tarde deste domingo (12). Além de sair jogando mal no lance que originou o primeiro gol do Santos, se atrapalhou e saiu mal do gol em outras jogadas -numa delas, a bola acabou na trave.


Apesar disso, ele foi eleito craque do jogo numa votação on-line promovida pela Rede Globo durante as partidas. O goleiro teve 90% dos votos. A votação em massa no goleiro do Vasco foi arquitetada pelas redes sociais.


Após a partida, como é praxe, a repórter da Globo Julia Guimarães entregou o prêmio ao goleiro. "Sidão, eu vou ter que te entregar o troféu de craque do jogo. Foi uma votação feita apenas por torcedores na internet. É um jogo que foi complicado para você, uma partida bastante difícil, mas fica aqui esse troféu para você", afirmou, aparentando constrangimento.


O goleiro, que antes da entrega admitira a falha no primeiro gol do Santos, aceitou o "prêmio" e não fez maiores comentários.


Após o jogo, porém, a MS+ Sports, assessoria do atleta, repudiou a votação irônica por meio de postagem no Instagram. "Respeito total ao profissional, acima de tudo! Repudiamos com veemência a atitude tomada ao final do jogo na transmissão da TV Globo. Estaremos sempre juntos, Sidão", escreveu a empresa.


Walter Casagrande, comentarista da Globo, também criticou a iniciativa. "Eu quero pedir desculpas ao Sidão por essa ironia de mau gosto com esse troféu ridículo. O Sidão é um trabalhador honesto e merece o respeito de todos. Me desculpe mesmo", escreveu ele em seu Instagram, em postagem acompanhada de uma foto do goleiro.


Enquanto o jogo ainda acontecia, o narrador Luis Roberto, vendo as parciais da votação, tentou amenizar a ironia dos torcedores, dizendo que o prêmio seria o "Troféu Solidariedade".


O canal de humor Desimpedidos, que tem 7,2 milhões de inscritos no YouTube, fez durante a partida uma campanha em seu perfil no Twitter para que os internautas votassem em Sidão. Os tuítes desse movimento pela votação no goleiro foram apagados pelo canal e já não constavam na rede social na manhã desta segunda-feira (13).


No primeiro tempo, após a falha que resultou no gol e outros lances em que o goleiro foi mal, a torcida do Santos chegou a gritar seu nome ironicamente no Pacaembu.


O Vasco, equipe de Sidão, é lanterna do Campeonato Brasileiro. Em quatro partidas, somou apenas um ponto.


Veja abaixo a nota emitida pela Globo:


"A partir da próxima quarta-feira, quando começam as oitavas de final da Copa do Brasil, a votação do Craque do Jogo terá um novo formato. O público seguirá tendo voz através das enquetes na página globoesporte.com/craque, agora em companhia dos comentaristas da TV Globo, que terão direito a voto.


Neste domingo, houve movimento na internet para votação em massa em Sidão na enquete do jogo entre Santos e Vasco, que acabou com vitória do Peixe por 3 a 0. A zoeira começou depois do erro do goleiro vascaíno no primeiro gol santista. Na saída do campo, Sidão, abatido mas educado, reconheceu a falha e recebeu o troféu de Craque do Jogo.


Sem deixar de reconhecer a opinião do público, a mudança no formato tem o objetivo de premiar os jogadores que tiveram atuação de destaque em cada partida.


O Grupo Globo aproveita para pedir desculpas a Sidão pela situação de constrangimento ao fim do jogo no Pacaembu. O goleiro é um profissional de alto nível no futebol brasileiro que estava em seu ambiente de trabalho depois de uma jornada difícil. Reconhecemos que a entrega do troféu não foi adequada na ocasião e agradecemos a educação de Sidão no momento de tensão."

Comentários

Tacitus Tecnologia
PMFS JULHO AMARELO