BAHIA AQUI É TRABALHO 0919
Assistência

Enfermagem do HGCA implantará programa pioneiro

A SAE é um marco histórico para a Enfermagem da unidade, pois trará benefícios para a assistência prestada no hospital
2019-06-06 16:15:39
Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução
PM Santo Estevão

A diretoria de enfermagem do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em parceria com a Coordenação de Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o Curso de Engenharia da Computação da UEFS, está finalizando o processo de implantação do sistema informatizado da unidade. Trata-se da SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem), que é um instrumento específico da enfermagem, idealizado pela enfermeira Dra. Silvone Santa Bárbara, e visa avaliar individualmente os pacientes explicitando quais os tipos de cuidados que ele precisa.


De acordo com Gislane Marins, diretora de enfermagem do HGCA, a SAE é um marco histórico para a Enfermagem da unidade, pois trará benefícios para a assistência prestada no hospital. “A SAE irá ofertar segurança e principalmente autonomia para a equipe. Trata-se de um processo sistematizado do cuidado, ou seja, uma melhor assistência ao nosso paciente. Quando registramos de forma organizada e padronizada garantimos a continuidade do tratamento com segura, integração e qualidade, além de favorecer mapas de assistência que nos permite avaliar indicadores de cuidado fornecendo dados para pesquisas importantes na melhoria da assistência de enfermagem”, afirmou Gislane. Ela acrescentou que a emoção e gratidão são os sentimentos que estão aflorados na equipe de enfermagem, pois possuem consciência do impacto benéfico que será gerado tanto para o grupo, quanto para os pacientes.


O diretor-geral do HGCA, Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, disse que a emergência já está toda sistematizada com um programa voltado para os médicos, com a implantação da SAE toda a unidade será também impactada com a sistematização. “Vamos capacitar a equipe de enfermagem para utilizar a ferramenta. A SAE será implantada com o apoio da Central de Processamento de Dados (CPD) e do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME). Será um divisor de águas para os profissionais de Enfermagem. Nosso serviço desfrutará de uma assistência individualizada e sistematizada,” comemorou Dr. Pitangueira.


O projeto de implantação do sistema vem sendo construído ao longo dos últimos 7 anos. O objetivo é prestar uma melhor assistência ao paciente e ao profissional da área de enfermagem. O sistema já foi testado e validado por profissionais do HGCA, que aprovaram a instalação na unidade. 

Comentários

Tacitus Tecnologia
PMFS SMT