Campanha Regionais Bahia 0519

Elevada mortandade de peixes deixa pescadores de Ipuaçu em alerta

Os pescadores denunciam que há dois dias percebem muitos peixes mortos e as águas mais quentes que o habitual
2019-06-07 18:47:38
Da Redação
Crédito: Mário Sepúlveda/FE
Crédito: Mário Sepúlveda/FE

Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) de Feira de Santana, esteve nesta sexta-feira (7) na região da Fazenda Mergulho, no distrito de Ipuaçu (Governador João Durval Carneiro) para investigar casos de mortandade de peixes e camarões na área do Rio Jacuípe que banha a região.


Os pescadores denunciam que há dois dias percebem muitos peixes mortos e as águas mais quentes que o habitual, como relata o pescador Roques Alves Moreira, ouvido pela reportagem do jornal FOLHA DO ESTADO, que esteve no local. "A água está quente, o vapor da água muito quente, tem muito peixe e camarão morrendo. Começou há uns 2 dias", contou.


Segundo o educador ambiental da SEMMAM, João Dias Santana, após as denúncias que chegaram ao órgão, as primeiras análises foram realizadas. "Vamos averiguar as causas, a Secretaria de Meio Ambiente junto com a UFRB vai levar os peixes ao LACEN, através da Secretaria de Saúde, vamos coletar a água, verificar a turbidez e medir a temperatura da água. Com base nos resultados científicos vamos fazer um laudo para informar os motivos que causaram as mortes dos peixes", explicou. O educador ambiental não informou um prazo para a divulgação dos resultados.


A reportagem completa estará disponível na edição impressa deste sábado, 8, do jornal FOLHA DO ESTADO.

Comentários

Tacitus Tecnologia
PMFS Arraia