Região

Feira de Santana vira rota para fortalecer turismo no interior da Bahia

Câmara Técnica de Turismo Caminhos do Sertão foi criada no começo do mês de novembro e busca fortalecer a atividade turística, principalmente no interior do Estado
2019-11-29 11:18:57
Da Redação
Crédito: Mário Sepúlveda/FE
Crédito: Mário Sepúlveda/FE

Representantes de 13 municípios - entre prefeitos e secretários - estiveram reunidos ontem, em Feira de Santana participando de um encontro com o secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, promovido pela Câmara Técnica de Turismo Caminhos do Sertão, entidade criada no começo do mês de novembro e busca fortalecer a atividade turística, principalmente no interior do Estado.


A Câmara foi criada no último dia 11 na cidade de Cipó e conta com os seguintes municípios: Adustina, Alagoinhas, Banzaê, Canudos, Cipó, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Itapicuru, Irará, Paripiranga, Santo Estêvão, Tucano e Uauá. O presidente é o feirense Getúlio Andrade, que busca inicialmente estreitar os laços entre os prefeitos das cidades que compõem a Câmara e o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo.


De acordo com Getúlio Andrade a ideia é fortalecer o turismo interiorano, principalmente na região do Sertão. “Temos que olhar essa questão com muita atenção porque pode ser uma ‘válvula de escape’ para oxigenar a economia com investimentos, geração de empregos, dentre outras coisas. O primeiro passo é justamente estreitar o diálogo com o secretário de Turismo expor as dificuldades, falar sobre as perspectivas e dentro deste aspecto criar mecanismos que nos levem a transformar essa realidade”, disse.


Presidente da Associação Comercial de Feira de Santana, Marcelo Alexandrino é empresário na rede hoteleira e entende que iniciativas como esta fortalecem a luta de descentralizar a questão turística na Bahia. “O interior é vasto, tem grande potencial e precisa de iniciativas para alavancar o Turismo, gerar receitas a partir da potencialização de mananciais que muitas vezes são pouco explorados. Muito importante essa iniciativa porque é mais alternativa que cria para na verdade ser a porta de entrada para uma série de situações favoráveis”, afirmou.


Prefeito da cidade de Itapicuru, Magno Souza, acredita que a Câmara pode facilitar muitas iniciativas referentes ao município. “Hoje, nós temos lá em Itapicuru muitas trilhas, temos um balneário e estamos lutando agora para implementar o turismo religioso lá. Com a criação da entidade, com certeza vamos discutir situações e amadurecer ideias que incrementem não só o turismo, mas outros setores nas cidades”, declarou.


AMPLIAÇÃO


O secretário Fausto Franco teve oportunidade de participar pela primeira vez do encontro com representantes da Câmara Técnica de Turismo Caminhos do Sertão “O evento foi muito importante porque podemos ouvir os representantes das cidades, conhecer um pouco da realidade destas cidades e a partir disso desenvolver ideias criar situações com o objetivo de acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade dos produtos e serviços turísticos, incentivar a competitividade e gerar empregos”, destacou. “A Bahia tem três importantes regiões turísticas, que precisam ter seus potenciais explorados criando uma cadeia positiva de ações que vão fortalecer diversos setores destes municípios e do Estado”, complementou. 

Comentários

Tacitus Tecnologia
PMFS Natal 3