PMFS IPTU
Pandemia

Todas as vacinas protegem contra variantes atuais do coronavírus, diz Fiocruz

Já chega a 125 o número de casos confirmados da variante Delta no Brasil, sendo o Rio de Janeiro a entidade federativa com o maior número de infecções até agora
2021-07-21 15:22:27
CNN Brasil
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A pneumologista e pesquisadora da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Margareth Dalcomo afirmou, em entrevista à CNN nesta quarta-feira (21), que todas as vacinas contra a Covid-19 disponíveis protegem contra as variantes atuais do vírus.


Já chega a 125 o número de casos confirmados da variante Delta do novo coronavírus no Brasil. Pelo menos nove estados já registram a cepa originária da Índia, sendo o Rio de Janeiro a entidade federativa com o maior número de infecções até agora.


“Todas as vacinas protegem contra todas as variantes. O quanto elas protegem será determinado quanto mais formos estudando e fazendo vigilância genômica”, disse Dalcomo.


Durante a entrevista, a especialista também afirmou que a ocorrência de variantes é esperada e que, por isso, é preciso manter a vacinação contra a doença e, claro, continuar seguindo as medidas sanitárias para evitar a propagação do vírus, como o uso de máscaras e o uso de álcool em gel.


“Não é muito surpreendente que a variante Delta tenha entrado no Brasil e que haja uma transmissão sustentada. Até o momento, conseguimos rastrear os casos, e eu diria que esta detecção exige que a gente estimule e invista em vigilância genômica, que façamos a genotipagem desses casos na maior proporção possível, lembrando que o Brasil ainda faz muito pouco isso.” 

Comentários

Tacitus Tecnologia